Conviva bem com a asma A asma é uma doença sem cura, mas que pode ser controlada. O tratamento prolongado e contínuo é capaz de prevenir crises e melhorar a qualidade de vida de seus portadores, o que também significa uma redução de custos médicos e hospitalares. Por isso os remédios devem ser tomados regularmente, conforme orientação médica. Muitas vezes, a pessoa não tem sintomas, e deixa de se cuidar, mas acaba surpreendido por crises de tosse e falta de ar de uma hora para outra. Conheça melhor essa doença que afeta milhões de pessoa no mundo inteiro e saiba com enfrentá-la para manter uma vida ativa e sem sintomas.
De onde vem o nome? Do grego. A palavra asma deriva de “asthma”, que significa sufocante e arquejante. Um nome bem apropriado para uma doença que causa falta de ar, sensação de cansaço, tosse, aperto e chiado no peito. A doença também é conhecida por outros nomes, como bronquite alérgica ou bronquite asmática, que são praticamente sinônimos de asma.
O que é? A asma é um distúrbio que afeta as vias aéreas respiratórias. Quando ela se instala, os brônquios – canais que transportam os gases trocados entre o meio ambiente e os pulmões – inflamam e sofrem um estreitamento, dificultando a passagem do ar. A falta de ar ocorre justamente por conta dessa combinação de fatores. O estreitamento das vias obriga a pessoa a fazer mais esforço para inspirar e expirar enquanto a inflamação desencadeia a produção de fluidos viscosos, o muco, que provoca a tosse